BH Personal Trainer

Termografia infravermelha no esporte

Termografia infravermelha

A termografia infravermelha é uma técnica não invasiva de medição de temperatura que tem sido cada vez mais utilizada no esporte para avaliar a fisiologia dos atletas durante o treinamento e competições.

A termografia infravermelha permite a visualização da distribuição de temperatura na superfície da pele, o que pode ser útil para detectar áreas com maior ou menor fluxo sanguíneo e identificar áreas de inflamação ou lesões musculares. Com isso, a termografia infravermelha pode ser uma ferramenta valiosa na avaliação do desempenho dos atletas, na prevenção de lesões e no monitoramento do processo de reabilitação.

Além disso, a termografia infravermelha também pode ser utilizada para avaliar o desempenho térmico de roupas esportivas e equipamentos, auxiliando no desenvolvimento de materiais mais eficientes na regulação da temperatura corporal dos atletas.

Os processos inflamatórios resultantes dos danos musculares causam alterações térmicas locais, que podem ser identificadas por meio da termografia infravermelha. Desta forma, as imagens termográficas apresentam uma vantagem em relação aos biomarcadores de processo inflamatório, que verificam apenas a inflamação sistêmica.

Há estudos recentes que sugerem a utilização da termografia infravermelha em conjunto com o biomarcador Creatina quinase (CK) para identificação anatômica e sistêmica do dano muscular em atletas de futebol após as sessões de treinamento, o que permitiria melhorar o diagnóstico da termografia infravermelha.

Em resumo, a termografia infravermelha é uma técnica promissora para o monitoramento do desempenho e da saúde dos atletas, contribuindo para a melhoria da prática esportiva e prevenção de lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *